quarta-feira, 20 de junho de 2012

Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola

         Chegamos ao século XXI, a sociedade e a nossa rotina mudaram, a tecnologia se inovou e nossas tarefas foram adequadas para tal realidade, Telefones (smartphones), hoje, são levados a qualquer lugare não fazem somente ligações, mandam mensagens de texto, acessam a internet além de possuŕem milhares de recursos através de aplicativos que surgem a cada dia. Hoje não precisamos sair de casa, ou do trabalho, para fazer compras, pagar as contas e outras tarefas domésticas. Temos acesso à informação e notícias de qualquer lugar do mundo em qualquer lugar do mundo.
          Na educação não foi diferente, tivemos acesso a todo este arsenal de ferramentas, mas no entanto, a escola e professores andam na contra-mão da evolução e ainda resistem a novas metodologias exigindo dos alunos que trablhem da mesma forma que a educação era trabalhada há séculos atrás. Há a necessidade de o professor se readaptar ao novo mundo, a nova linguagem, saber que o aluno vive uma nova realidade, se hoje é impensável usar uma máquina de escrever em vez de computadores, vídeos cassetes e não dvd ou Blu-ray, mandar cartas quando se tem o email e redes sociais, porque os alunos não podem aprender da maneira que ele está acostumado, através de hipertextos, blogs e recursos de informática em geral, transformar a aula de maneira que ele se sinta confortável e interessado, onde ele possa ter liberdade para aprofundar nas especificidades que mais lhe convém, cabe então,ao professor o papel de disponibilizar tais recursos para os alunos e ser mediador, orientando seus alunos em direção a construção do conhecimento. clique na imagem para saber mais sobre recursos tecnológicos para educação.


clique na foto e aprenda mais sobre recursos tecnológicos para a educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário